domingo, 16 de setembro de 2012

Semana Farroupilha

setembro 16, 2012 // por EMEF - Rui Barbosa // , // Sem comentários


Confira as fotos e vídeos da nossa mateada
e demais apresentações nesta semama!




 






















O aluno Alexandre declamou:
Maragato Farroupilha
Oswaldir e Carlos Magrão

"Brotei do ventre da pampa que é pátria na minha terra
Sou resumo de uma guerra que ainda tem importância
E ante tal circunstância segui os clarins farroupilha
E devorando coxilhas me transformei em distância.
Sou enfim a sabiá que canta alegre, embora sempre sozinho
Sou gemido de moinho num tom tristonho que encanta
Sou o pó que se levanta sou terra, sangue, sou verso
Eu sou maior que a história grega
Pois um gaúcho e me chega pra ser feliz no universo."
Gaúcho és índio charrua cavaleiro nato, livre e peleador
Poeta que canta a terra com simplicidade, proeza e amor
Marcaste também nas batalhas com ferro e fogo teu nome guerreiro
Farrapo, tu mostras no sangue toda valentia de um brasileiro
(Êta gaúcho bom sentinela das coxilhas
Êta gaúcho bom maragato farroupilha)
Quando peleavas no campo, com o vento na cara e de pés no chão
Sentindo queimar em teu peito a chama ardente da revolução
Sonhavas com liberdade e a paz voltando para teu rincão
Gaúchos tu lutavas com raça enquanto golpeavas com lança e facão



A aluna Jenifer leu a poesia que escreveu:

Orgulho de Ser Gaúcho 

Vivo no Rio Grande do Sul
Me orgulho de ver o céu azul
E me lembro que sempre serei gaúcha!
E penso: "Puxa!Quanto tempo que sou
gaúcha e vivo no Rio Grande do Sul"
Acordo me sento e tomo um chimarrão
Para esquentar o meu coração!
Tenho orgulho pois do Rio Grande do Sul
Viverei aprendiz
E aqui por muitos anos
Viverei feliz!
 Todos os dias sentirei
O gosto da tradição
E pintarei de:
verde, vermelho e amarelo
o meu coração!

0 comentários:

Postar um comentário