sexta-feira, 14 de setembro de 2012

15 Anos do Coral Sementes do Amanhã

setembro 14, 2012 // por EMEF - Rui Barbosa // , , // 1 comments

Foi com imensa alegria que recebemos a todos
para a comemoração dos 15 anos do Projeto
Coral Sementes do Amanhã!

Prepatativos







  
Com o objetivo de ocupar os adolescentes da Escola com atividades saudáveis e enriquecedoras, bem como despertar o gosto pela Escola, pela música e construir novas amizades, foi criado, em 1997 o Coral Sementes do Amanhã, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa.

Público Presente





 Inicialmente o Coral foi organizado para participar de eventos dentro da Escola, e aos poucos foi crescendo e conquistando outros espaços. Nesses 15 anos de atividades, sempre sob a coordenação da professora Marielli Costa Beber, já participou de atividades diversas dentro da Escola (solenidades de formaturas, programas de Natal, festas, entre outros), em programações de outras escolas da rede municipal e estadual, de outras instituições como Clubes de Mães, Ação Social, Setor de Cultura, além de ter realizado apresentações em Cruz Alta, Condor, Jóia e Porto Alegre. No ano de 2000 o grupo gravou seu 1º CD, a fim de valorizar o esforço das crianças e adolescentes. Em 2007, o Coral lançou seu 2º CD, gravado nos últimos meses de 2006.

Profª Silvane fazendo o cerimonial


Hoje o Coral realiza encontros semanais e é cobrado dos integrantes a assiduidade, a pontualidade e o compromisso, valores necessários também na vida escolar e, futuramente, profissional.

Profª Marielli com atual
Coral Sementes do Amanhã cantando:

 "Faróis da Esperança"

Um novo tempo sonhamos
De justiça, paz e amor
Unindo nossas mãos
Faremos acontecer

Ainda é tempo
Pra a felicidade
Um cantinho de paz
Esperança e amizade
Respeitar a vida, a natureza
Cuidar da beleza de todo planeta
É a nossa missão

Vamos acender faróis de esperança
Luzes de confiança
Para o mundo ser melhor








Durante 15 anos, plantamos sementes,
regamos e colhemos lindos frutos!

Também relembramos e comemoramos essa história de conquistas e alegrias! Os uniformes também ajudaram a contar nossa história pois eles ajudaram na identificação do grupo e na formação de uma identidade mais sólida do Coral. 

Veja o que vestiu o Coral Sementes do Amanhã em sua trajetória:



 

“A música é a linguagem
que une corações”

Todos os ex-alunos juntaram-se ao grupo atual
e formaram um grande coral para
entoar as músicas: Corpo e Alma e Andança.

"Corpo e Alma"

Quando eu era assim
Bem menor
Não tive a fim
Sei lá, de pensar em nós
Agora eu sei e entendo melhor
Vidente, eu li no céu
Vai por mim
Somos corpo e alma
Meu irmão, meu par
Vai por mim
Somos corpo e alma
Meu irmão, meu par

Quando a solidão
Se enredar em ti
E o coração dançar
Conta comigo
Eu quero estar, viu, ao teu lado
E haja o que houver
Junto a ti
Feito corpo e alma
Meu irmão, meu par

Junto a ti
Somo corpo corpo e alma
Meu irmão, meu par
Sei que a vida vai aprontar
E o que vier, virá
A dois é fácil segurar
Se deus deixar, viu, meu amigo
Vou sempre estar aqui

Junto a ti
Feito corpo e alma
Meu irmão, meu par

Junto a ti
Feito corpo e alma
Meu irmão , meu par



"Andança"

Vim, tanta areia andei
Da lua cheia eu sei
Uma saudade imensa...

Vagando em verso eu vim
Vestido de cetim
Na mão direita, rosas
Vou levar...

Olha a lua mansa...(me leva amor)
Se derramar
Ao luar descansa
Meu caminhar..(amor)
Meu olhar em festa...(me leva amor)
Se fez feliz
Lembrando a seresta
Que um dia eu fiz
(por onde for quero ser seu par)

Já me fiz a guerra...(me leva amor)
Por não saber
Que esta terra encerra
Meu bem-querer...(amor)
E jamais termina
Meu caminhar ...(me leva amor)
Só o amor me ensina
Onde vou chegar
(por onde for quero ser seu par)

Rodei de roda, andei
Dança da moda, eu sei
Cansei de ser sozinha...

Verso encantado, usei
Meu namorado é rei
Nas lendas do caminho
Onde andei..

No passo da estrada...(me leva amor)
Só faço andar
Tenho meu amor
Pra me acompanhar..(amor)
Vim de longe léguas
Cantando eu vim...(me leva amor)
Vou, não faço tréguas
Sou mesmo assim
(por onde for quero ser seu par)

Já me fiz a guerra...(me leva amor)
Por não saber
Que esta terra encerra...(amor)
Meu bem-querer
E jamais termina
Meu caminhar...(me leva amor)
Só o amor me ensina
Onde vou chegar
(por onde for quero ser par)

Lá lá lá lá lá lá
Lá la lá lá lá lá....
 



Além das crianças e adolescentes que ao longo desses 15 anos fizeram parte de diferentes formações do Coral, muitas outras pessoas foram importantes, pois acompanharam, apoiaram e deram suporte para o desenvolvimento desse projeto. São professores, profissionais da equipe diretiva, funcionários e pais. Alguns estiveram presentes e deixaram seu depoimento:

Professora Angelita Kläsener, ex-diretora da Escola.




Professora Suzi Schefer Meirelles, ex-vice-diretora da Escola.




Regina Malheiros Villani, mãe de quatro ex-alunos do Coral.



 

Como forma de agradecimento a todos os

pais e profissionais envolvidos nesse trabalho,
as duas ex-alunas Bruna e Laís cantaram a música:

"Cuida de Mim"

Estou aqui, à sua espera
Pra você me ensinar a ser feliz...
Cuida de mim... pois no futuro eu serei aquilo que você me diz!
Te querendo, exatamente, da maneira que me quis
Não se esqueça que eu sou seu aprendiz...

Pensa com a cabeça, usa a inteligência e coração

Olha do seu lado: tanta gente teve tudo e acabou na solidão...
Cuida da semente, você vai colher aquilo que plantou...
Trata bem da gente, pois você será tratado da maneira que ensinou...

Não se esqueça que o tempo passa... não e esqueça que já foi criança...

Que depende de você a beleza que esse mundo pode ter...
Não se esqueça que o tempo passa, não se esqueça que já foi criança...
Se você cuidar de mim, se você me der amor... amor vai receber!

Não se esqueça que entre nós um menino já nasceu...

2 mil anos se passaram e ninguém o seu nome esqueceu
E o que ele ensinou já é tempo de aprender:
Se você me der amor... só amor vai receber!
 



Para representar o grupo de ex-alunos do Coral,
a ex-integrante do Coral Jenifer,
nos anos de 2000 a 2005, deu seu depoimento.

 

Ao longo desses 15 anos, muitas alegrias fizeram parte do nosso convívio, mas alguns momentos tristes também marcaram nossa história. Talvez o mais triste deles foi a perda da aluna Suelen Billa, tragicamente falecida num acidente de trânsito. Suelen foi integrante do Coral Sementes do Amanhã nos anos de 2000 a 2005.

Talvez muitos de nós não tenhamos compreendido porque tudo isso aconteceu, contudo, Deus, o arquiteto de nossa existência, sabe exatamente até onde podemos ir. Entre nós ficou a saudade e as boas lembranças. Aqueles que amamos nunca morrem. Apenas partem antes de nós.



Coral cantanto em homenagem à Suelen:

"Aos Olhos do Pai"

Aos olhos do Pai
Você é uma obra-prima
Que Ele planejou
Com suas proprias mãos pintou
A cor de sua pele
Os seus cabelos desenhou
Cada detalhe
Num toque de amor


Você é linda demais
Perfeita aos olhos do pai
Alguém igual a você nao vi jamais
princesa linda demais
Perfeita aos olhos do Pai
Alguém igual a você não vi jamais


Nunca deixe alguém dizer
Que não é querida
Antes de você nascer
Deus sonhou com você!


Você é linda demais
Perfeita aos olhos do pai
Alguém igual a você nao vi jamais
princesa...
Aos olhos do Pai
 
 Profª Marielli Costa Beber também deixou seu
depoimento e recebeu homenagens:







 

“Quando Deus enganar gente, passarinho não voar... A viola não tocar,quando o atrás for à frente, no dia que o mar secar... Quando prego for martelo, quando cobra usar chinelo, cantador vai se calar...”


Coral Sementes do Amanhã cantando a música:

"Vida"

Vida é chuva é sol 
É uma vila molar
 Um retrato falado 
Que será, o que será?

Vida é um grito de gol 

É um banho de mar
 É inverno é verão
 Vida, é mentira é verdade
 E quem sabe a vida
 É da vida
 A razão
Vida...

Vida é chuva é sol

 Uma vida é felicidade
 É um pouco de difilculdade
 Por que será, por que será?

Por fim, o diretor Isaias Rabelo convidou os presentes
para cantar parabéns ao Coral e degustar a torta de aniversário.



Grande Grupo de Atuais e Ex-Integrentes do Coral.

 
Ex-Professores e Integrantes do Coral.

CLIQUE
<AQUI>
PARA CONHECER MAIS NOSSO CORAL

Um comentário:

  1. Parabéns ao Coral Sementes do Amanhã. Fico orgulhosa de fazer parte desta história.
    São 15 anos de muito sonho, muito trabalho, muita persistência e muita dedicação.
    Aos integrantes e ex-integrantes deste Coral, o desejo que sempre cultivem valores de solidariedade, determinação, coleguismo, conhecimento, vontade e tantos outros, pois são eles que fazem a diferença em nossa vida.
    Um grande abraço a todos e a toda a comunidade da Escola Rui Barbosa

    Profª Angelita Kläsener

    ResponderExcluir