sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Semana da Pátria

setembro 04, 2015 // por EMEF - Rui Barbosa // , , , // Sem comentários




























Nosso Coral Sementes do Amanhã
Cantando o Hino da Escola







6ºs com Profª Cláudia S. realizando
Leitura da Poesia:
"Independência ou Morte"
de Catarina Maul, Petrópolis/RJ

Onde está, deste Brasil, a independência?
Quem assume sobre nós todo o controle?
O povo segue batendo continência
Absurdamente ignorante
De seus direitos, seus domínios, no semblante
A idiotizada gratidão aos seus feitores.

Onde está, desse Brasil, a liberdade?
Quem livre é nesse teatro ilusório
Que traz texto tão senil quanto contraditório
Utilizando na montagem personagens tão reais?

Onde está a nossa Ordem e o Progresso?
Onde está nosso caminho, nosso acesso
Ao que seria uma conquista da História?
Não pertencemos mais, é fato, a Portugal
Mas prisioneiros de um covil eleitoral
Vendemos por tostão o que seria nossa glória.

Onde está, desse Brasil, a independência?
O que mesmo comemoramos nessa data?
Na bandeira nossas cores são chacotas
E no hino as promessas são lorotas
O que mesmo o cidadão hoje idolatra?

Eu só sei que outro 7 de setembro passa
E a Independência segue desaparecida
Camuflada, anônima e obstruída.
Morre nossa esperança
Ou morre a nossa própria vida?






























7ºs com Profªs Cornelia e Valéria
cantando: "Planeta Água"



Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre o profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés onde Iara mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra planeta água... terra planeta água
Terra planeta água.


































41 com Profª Neidi Cantando:
"Ora Bolas"


Oi, oi, oi...
Olha aquela bola
A bola pula bem no pé
No pé do menino
Quem é esse menino?
Esse menino é meu vizinho...
Onde ele mora?
Mora lá naquela casa...
Onde está a casa?
A casa tá na rua...
Onde está a rua?
Tá dentro da cidade...
Onde está a cidade?
Do lado da floresta...
Onde é a floresta?
A floresta é no Brasil...
Onde está o Brasil?
Tá na América do Sul,
No continente americano,
Cercado de oceano
E das terras mais distantes
De todo o planeta
E como é o planeta?
O planeta é uma bola
Que rebola lá no céu

Oi, oi, oi...
Olha aquela bola...
A bola pula bem no pé
No pé do menino...
















Apresentação do Teatro da Independência
do 1º 11 com a Profª Arzelina















































































Jogral do 7º 71 com a Profª Fernanda







Independência do Brasil

Era setembro de 1822;
Às margens do riacho Ipiranga Dom Pedro bradou:
- Independência ou morte?
Ficamos livres de Portugal.
O Brasil ia governar por si, ter suas próprias leis, ser dono de suas riquezas.
Nada foi conseguido de um dia para o outro; apenas com o brado de Dom Pedro I.

Muito brasileiros chegaram mesmo a dar sua vida, como Tiradentes.
Outros organizaram movimentos, escreveram artigos de jornais, despertando o ideal da liberdade.
A própria esposa do imperador, Dona Leopoldina, com a cooperação de José Bonifácio, foi uma batalhadora por nossa libertação.
Ela incentivou o príncipe Dom Pedro a nos desligar de Portugal.
O Brasil viveu, então, dias de perseguições, pois Portugal não queria perder sua colônia.
Mas, nossos compatriotas mostraram-se valorosos e não temeram sua própria morte.

E agora, 193 anos depois, perguntamos a nós mesmos,
O que fizemos pela nossa pátria?
Temos estudado como precisamos?
Cumprimos nossos deveres de bons alunos e bons filhos?
Temos respeitado o nosso próximo?
Valorizamos a nossa história, nossas tradições?

Procuramos ser bons cidadãos?
São uma série de indagações que continuarão a desfilar diante de nós enquanto nossa consciência nos revelará muitas falhas...
Este mesmo Brasil, que já teve Rui Barbosa, Caxias,
Tiradentes, José Bonifácio e outros...
Precisa de mim e de você!
Somente todos juntos faremos dele uma grande nação!


 







51 Expondo Bandeiras



Leitura do Luan da 21 da Profª Sílvia











Jardim I com Profª Vania e 21 com Profª Sílvia
cantando: "Soldado Zé"















31 com Profª Denise cantando:
"Eu Te Amo Meu Brasil" dos Incríveis



Escola...
Marche...
As praias do brasil ensolaradas
Lá lá lá lá...

O chão onde país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui
Tem muito mais amor

O Céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país, mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor

Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul-anil
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil

As tardes do Brasil são mais douradas
Mulatas brotam cheias de calor
A mão de Deus abençoou
Eu vou ficar aqui, porque existe amor

No carnaval, os gringos querem vê-las
Num colossal desfile multicor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor

Adoro meu Brasil de madrugada, lá, lá, lá, lá.
Nas horas que eu estou com meu amor,lá,lá,lá,lá.
A mão de Deus abençoou.
A minha amada vai comigo aonde eu for.

As noites do Brasil tem mais beleza, lá, lá, lá, lá.
A hora chora de tristeza e dor, lá, lá, lá, lá.
Porque a natureza sopra e ela vai-se embora enquanto eu planto amor.

Eu te amo meu Brasil, eu te amo.
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil.
Eu te amo meu Brasil, eu te amo.

Ninguém segura a juventude do Brasil. 2 x












31 com Profª Denise cantando:
"Dias Melhores" do Jota Quest



Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz
Dias a mais
Dias que não deixaremos para trás

Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo

Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
vivemos esperando
Dias Melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre
Pra sempre

Vivemos esperando dias melhores
Dias de Paz
Dias a Mais
Dias que não deixaremos para trás

Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no Amor
Melhores na Dor
Melhores em Tudo

Vivemos esperando
O dia em que seremos
para sempre
Vivemos esperando
Dias Melhores pra sempre
Dias Melhores pra sempre


















0 comentários:

Postar um comentário