sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Noite Gaudéria da Rui!

setembro 18, 2015 // por EMEF - Rui Barbosa // , , , // 1 comments



















Apresentando














































Rafaela - 91, 2º Lugar no Concurso de Poesias
declamando poesia de sua autoria:

MEU VESTIDO, MEU ORGULHO!

Desde muito pequenita
Sonhava com um vestidinho
Meu sonho então realizei
Quando prenda me tornei

Danço pelos palcos do mundo
Levando toda minha emoção
Com todo amor e orgulho
Por pertencer a este chão

Sou uma prenda bem jovem
E mesmo com pouca idade
Criando maturidade
Sei bem da minha vontade

Com este meu vestido,
Carrego minha tradição
Mesmo em frente ao perigo
Defendo o meu rincão

O meu vestido de renda
Enfeitado com jasmim
Simboliza para mim
Meu orgulho de ser prenda.

 




Outras prendas apresentaram suas releituras
a partir da poesia da Rafaela ;)


Emili - 32, declamando sua poesia:

A PRENDA E O GAÚCHO

Desde pequenina sonhava
Com um vestido enfeitado
Com a cor de jasmin
Para dançar com meu par
Que era só acompanhar
As danças e apresentações
E o meu sonho
De ser primeira prenda
E dançar com meu peão




Tailine - 51, declamando sua poesia:

MEU SONHO EM SER PRENDA

Desde muito criança
Eu sonhava em ser prenda
E agora que eu cresci
Meu sonho realizei
Pois prenda me tornei
 Quando boto meu vestido de prenda
Eu não me arrependo
Sei que dá muito trabalho
Mas sei também que vale a pena
Eu gosto de ser prenda
E por isso que prenda me tornei
É muita coisa pra enfrentar
Mas tudo enfrentei. 



Mônica- 51, declamando sua poesia:
 
NOSSO RIO GRANDE

Nesta noite especial
Vou honrar a tradição
E o orgulho que tenho
De viver neste rincão

É aqui que moro
É aqui que vou ficar
Para me tirar daqui
Vai ter que me derrotar

Nesse meu chimarrão amargo
De água bem quente
Aqui na região Sul
Ninguém banca o valente

Moro nessa terra
De céu azul anil
Amo meu Rio Grande
Melhor estado do Brasil


61 apresentando Poesia de
Vainer de Ávila:


 





71, apresentando poesias de
Sérgio Cancioneiro:

 Gaúcho velho não te entrega,
E também não te renega,
Tá mais forte do que touro,
Só de ter queimado o couro,
Com este calor tenebroso,
Vais a luta és corajoso,
Pra conquistar seus ideais,
Tens competência de mais,
Pra deixar-te abater,
Pois sei que tu vais vencer,
Porque és bueno por demais

Eu vim pra este mundo
Com o destino traçado
Gaúcho louco de bueno,
Gaudério bem largado,
Me atiro e me bandeio
Para qualquer lado,
Sou muito manso
Mas difícil de ser enganado.

Se trouxeres teu orgulho de ser brasileiro
Te entregarei minha honra de ser gaúcho!



61, apresentando Dança Gaúcha





 

41 com Profª Neidi, apresentando
Dança e Trovas



VERSOS PARA A MEIA-CANHA
(Autor desconhecido)

 Marrequinha da lagoa
bate as asas e não voa,
os rapazes tão dizendo:
namorar é coisa boa.

Pode Deus fazer o mundo.
Tudo há tempo acertado.
Se tivesse mulher junto,
estava tudo atrapalhado.

A mulher ama a franqueza,
e o homem, a falsidade.
A mulher quer a firmeza
e o homem a variedade.

Quando passam muitos dias
sem poder eu te beijar,
sinto uma dor no meu peito
que só tu podes curar.

Lá vai uma linda pombinha
por este mundo sem fim.
Diga lá para o meu bem
que não se esqueça de mim.

Águas claras correntinas,
que uma só beleza nasce.
Infeliz seria eu
se te visse e não te amasse.

Venho de longe bem longe,
somente para te ver.
Chega à janela querido,
vem minh'alma socorrer.

Pinheiro tão alto,
que de alto se envergou.
Que menino tão falso,
que de falso me deixou.

Com sangue de minhas veias,
teu nome vou escrever.
A não ser feliz comigo,
então antes eu morrer.

Eu sabia tantos versos.
Todos o vento levou.
Só amar e querer bem,
na memória ficou.

Uma morena bonita
não precisa mais rezar.
Basta o encanto que tem
pra sua alma salvar.





Peão:
Eu não namoro teus cabelos
Nem o brinco nas tuas orelhas
eu namoro teus lindos óio
debaixo da sobranceia.

Prenda:
O tempo que eu te tinha
tu não queria me ter,
agora que eu te tenho
é tu que não quer me ter

Peão:
Não te encosta na parede
que a parede solta pó
te encosta aqui nos meus braços
que esta noite eu dormi só.

Prenda:
Não te encosta na parede
que a parede solta pó
te encosta no relho do papai
que na ponta tem um nó.

Peão:
Sou um gauchão completo
da presilha até a ilhapa
respeito teu pai prendinha
mas hoje tu não me escapa.

Prenda:
Da presilha até a ilhapa
com cara de sorro manso
com esse bafo de cachaça
contigo é que eu não danço.

Peão:
Chinoca não te fresqueia
não injeita meus carinhos
que hoje de qualquer jeito
te arrasto pro meu ninho.

Prenda:
Tipinho de tua iguala
neste rincão tem bastante
e tu é igualzito aos outros
grosso e ignorante.

Peão:
Daqui eu te zóio com carinho
Daí tu me zóia com amor
E de tanto nóis ficá se zoiando
Tive que levar o zóio no doutor.

Prenda:
Está visto que têm problema
Estes olhos de apaixonado
Também, que olhos bem feios
Um apontando pra cada lado!

Peão:
Com permisso prenda linda
escuta esse cantador
que hoje te leva pra meu ninho
pra me servir de cobertor.

Prenda:
Quando eu te vi chegando
vi nos teus olhos malícia
então escuta meu recado:
Vai te conhecê imundícia!!

Peão:
Ando campiando uma prenda
que se encante pelo meu jeito
que faça sempre o que eu mande
e me ache o marido perfeito.

Prenda:
Mas vai te catar bombachudo
teu lugar é num galpão
amadrinhado pelos cachorros
e abraçado num tição.

Peão:

De a cavalo fui sem rumo
Vim parar aqui no interior
Só de pensar em ir embora, me dá uma dor
Conheci uma prendinha de pele sedosa
Mais cheirosa que uma flor

Prenda:
Não me vem com essa conversa
E escuta bem o que te falo
Se é meu bom cheiro que te prendes
Pula logo no cavalo
Porque se te coisa que eu não aguento
É ficar do lado de um homem fedorento

Peão:
Prenda minha, a mais linda das prendas
Só uma coisa, quero que tu entendas
Tive muita sorte ao ter te encontrado
Porque se não tivesse, hoje não estaria apaixonado

Prenda:
É bom por ti ser querida
É bom te ouvir falar de paixão
Tu já faz parte da minha vida
És dono do meu coração.





















* * * PREPARATIVOS * * *
























Um comentário:

  1. Feitiço de amor é muito simples e sem efeitos colaterais, eu tenho o meu ex para me amar de novo com amor feitiço, no caso você está achando difícil conseguir seu marido / esposa para te amar novamente, amor feitiço é a solução que você precisa para torná-lo acontecer. Você pode entrar em contato com o Dr. Ekpen hoje para lançar o feitiço de amor para você, porque funciona para mim e também sei que vai funcionar para você também. Entre em contato com ele em ekpentemple@gmail.com ou whatsapp +2347050270218.

    ResponderExcluir