sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ação de Graças

dezembro 02, 2011 // por EMEF - Rui Barbosa // , // Sem comentários

Hoje o turno da manhã e da tarde, nos seus respectivos turnos, celebraram Ação de Graças! Um momento especial dedicado ao Pai por tudo aquilo que Ele nos deu e dá a cada dia.

Confira a Programação!

MANHÃ


A Profª de Ensino Religioso Rosane,
coordenou a celebração:


O aluno Simão da 8ª Série compartilhou uma
síntese história sobre o Dia de Ação de Graças: 

"A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das almas nobres agradecer sempre e por todas as coisas. O salmista exclama: "Bom é render graças ao Senhor..." E outra vez: "Entrai por suas portas com ações de graças..." (Sl 92.1 e 100.4). Assim, o render graças a Deus , é tão antigo quanto a humanidade. Vem dos tempos bíblicos e reflete-se ao longo da história. O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower", levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte. O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941. O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças. Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países. Sim, aquelas palavras de Joaquim Nabuco, grande estadista brasileiro, encontraram eco em muitos corações. Hoje, são muitas as comunidades que, como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram nacionalmente o Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro. Em tudo e por tudo devemos dar graças a Deus!"


A Profª Márcia cantou com os alunos a canção:
"Damos Graças ao Senhor"

Damos graças ao Senhor, damos graças,
Graças pelo seu amor,
Damos graças ao Senhor, damos graças,
Graças pelo seu amor.

De manhã cedo os passarinhos
Estão cantando, louvando ao Criador.
E tu amigo porque não cantas,
Louvor a Cristo Jesus, o Salvador?


Os alunos da 8ª Série leram o texto:
Preces de Ação de Graças

Agradecemos-te Senhor
Pela glória de viver
Pela honra de amar!
Muito obrigada Senhor, pelo que me deste, pelo que me dás!
Muito obrigada pelo pão, pelo ar, pela paz!
Muito obrigada pela beleza que meus olhos vêem no altar da natureza!
Olhos que fitam o ar, a terra e o mar.
Que acompanham a ave fagueira que corre ligeira pelo céu de anil e
Se detém na terra verde salpicada de flores em tonalidades mil!
Muito obrigada senhor, porque eu posso ver o meu amor!
Diante de minha visão, pelos cegos, formulo uma oração;
Eu sei que depois dessa lida, na outra vida, eles também enxergarão!
Obrigada pelos ouvidos meus que me foram dados por deus.
Ouvidos que ouvem o tamborilar da chuva no telheiro,
A melodia do vento nos ramos do salgueiro,
As lágrimas que choram os olhos do mundo inteiro.
Diante de minha capacidade de ouvir pelos surdos eu te quero pedir;
Eu sei que depois desta dor, no teu reino de amor, eles também ouvirão!
Muito obrigada Senhor, pela minha voz!
Mas também pela voz que canta, que ensina, que alfabetiza.
Que canta uma canção e teu nome profere com sentida emoção!
Diante da minha melodia quero te rogar, pelos que sofrem de afazia,
Pelos que não cantam de noite e não falam de dia.
Eu sei que depois desta dor, no teu reino de amor, eles também cantarão!
Muito obrigada Senhor, pelas minhas mãos!
Mas também pelas mãos que oram, que semeiam, que agasalham.
Mãos de amor, mãos de caridade, de solidariedade. Mãos que apertam mãos.
Mãos de poesia, de cirurgias, de sinfonias, de psicografias...
Mãos que acalentam a velhice, a dor e o desamor!
Mãos que acolhem ao seio do corpo, um filho alheio, sem receio
Pelos meus pés, que me levam a andar sem reclamar.
Muito obrigada senhor, porque posso bailar!
Olho para a terra e vejo, amputados, marcados, desesperados, paralisados...
Eu posso andar! Oro por eles!!
Eu sei que depois dessa expiação, eles também bailarão.
Muito obrigada senhor, pelo meu lar!
É tão maravilhoso ter um lar...
Não importa se este lar é uma mansão, um bangalô,
Seja lá o que for!
O importante é que dentro dele exista o amor!
O amor de pai, de mãe, de marido e esposa, de filho,
De irmão...
De alguém que lhe estenda a mão, mesmo que seja o amor de um cão, pois é tão triste viver na solidão! 
Mas se eu não tiver ninguém para amar, um teto para me acolher, uma cama para me deitar...
Mesmo assim, não reclamarei, nem blasfemarei. Simplesmente direi:
Obrigada Senhor, porque nasci.
Obrigada Senhor, porque creio em Ti.
Pelo teu amor, obrigada Senhor!

A Profª Rosane compartilhou uma linda mensagem,
ilustrando com imagens e com uma experiência química.

Deus nos criou e nos deu:
UM CORAÇÃO


e um lindo presente:
A VIDA


Nos fez com um coração:
LIMPINHO


Que precisa ser CUIDADO,
com obediência, carinho e amor,
do contrário fica sujo...


E mais sujo... MAS...
O que fazer para que ele
fique limpo novamete?


Deus nos deu:
JESUS!


o único que pode nos
PERDOAR e LIMPAR
nosso coração!


Em seguida, todos cantaram a canção
de Roberto Carlos
"A Montanha"

Eu vou seguir uma luz lá no alto eu vou ouvir
Uma voz que me chama eu vou subir
A montanha e ficar bem mais perto de Deus e rezar
Eu vou gritar para o mundo me ouvir e acompanhar
Toda minha escalada e ajudar
A mostrar como é o meu grito de amor e de fé
Eu vou pedir que as estrelas não parem de brilhar
E as crianças não deixem de sorrir
E que os homens jamais se esqueçam de agradecer

Por isso eu digo: Obrigado Senhor por mais um dia
Obrigado senhor que eu posso ver
Que seria de mim sem a fé que eu tenho em Você
Por mais que eu sofra, Obrigado Senhor mesmo que eu chore
Obrigado Senhor por eu saber
Que tudo isso me mostra o caminho que leva a Você
Mais uma vez Obrigado Senhor por outro dia
Obrigado Senhor que o sol nasceu
Obrigado Senhor agradeço Obrigado Senhor

Por isso eu digo: Obrigado Senhor pelas estrelas
Obrigado Senhor pelo sorriso
Obrigado Senhor agradeço Obrigado Senhor
Mais uma vez
Obrigado Senhor por um novo dia
Obrigado Senhor pela esperança
Obrigado Senhor agradeço Obrigado Senhor

Por isso eu digo: Obrigado Senhor pelo sorriso
Obrigado Senhor pelo perdão




TARDE

































De mãos dadas, fizeram a oração "Pai Nosso"


No final, todos cantaram a canção
de Roberto Carlos
"A MONTANHA"


0 comentários:

Postar um comentário