Hoje dei aula na Educação Infantil, Jardim I, crianças de 4 anos e meio.
Fase em que a prioridade deve ser concedida ao trabalho GLOBAL EQUILIBRADOR DA AFETIVIDADE. Sapiente quem escreveu isto, porque às 13 horas e 20 minutos, do dia de hoje, tendo 3 crianças chorando e 12 ansiosas por ver e pegar tudo que estava a sua volta: mochilas novas, diversos materiais novos, uma escola nova, cadeiras, armários, brinquedos em volta, garrafa d’água (como criança gosta de beber água, quando a gente cresce não sabe beber água), uma mulher grande (nem tão grande, mas perto deles, enorme), aparece para eles e, diz que é Professora de Educação Física.
Uhm!!....
E eu tinha preparado a aula, mas o quê?
Como dar conta de tanto tênis desamarrado?
Quem inventou tênis com cadarço para esta idade?
Quem inventou tênis com cadarço para esta idade?
Como dar conta de tanta garrafinha com água? Uma felicidade que não cabe em palavras, é ter uma garrafinha com água.
E as merendas? Como se conter sem comer as merendas logo? Por que esperar a hora?
Como dar conta de fazer uma fila? E não pode furar fila? FURAR FILA????? Isso não existe! Nem fila existe!!!!!
Como dar conta dos que se arriscam correr, mesmo sendo contra a “lei” e caem, muitos, amontoados e, recomeça o choro. Acalmei os feridos e, os demais, somem...Aonde vão????
E eu tinha um Plano de Aula!
Lembrei do objetivo da Educação Física para esta fase: prioridade deve ser concedida ao trabalho GLOBAL EQUILIBRADOR DA AFETIVIDADE, abri a sala de materiais para Educação Física e vi, lindas bolas de handebol. Muitas bolas, lindas bolas e levei, uma bola linda para cada um. Os choros secaram, como se nenhuma lágrima tivesse caído, esqueceram dos pais e das mães que foram embora e os deixaram na escola. Esqueceram dos tombos a cada tentativa de corrida, só não esqueceram dos cadarços dos tênis. Amarrei uns 25 cadarços, hoje.
EU ESTAVA FELIZ E ELES ESTAVAM FELIZES.
ISSO É SER PROFESSOR!
ISSO É SER PROFESSOR!
Por: Dorilda Paula
Profª de Ed. Física
0 comentários:
Postar um comentário